the hands show the way of the heart

Sobre o amor.

| On
September 14, 2022


Apaixonei-me. 

Já me apaixonei muitas vezes.


Há quem diga que a paixão é uma coisa horrível porque desassossega e é uma angústia. Acho que passados anos disto, eu consigo entender. E, estranhamente, acolher também. 


Algures cá dentro há um vazio que nada tem a ver com o medo do abandono, da rejeição ou do desamor. É um vazio de ausência. Uma coisa que parece que precisa de ser preenchida e que, pelo menos para mim, relembra uma ferida muito antiga.


A questão fundamental é, o que é que está por detrás da dor? Se existe um vazio é porque há essa possibilidade. Há um espaço para isso acontecer. Porque, em compensação, haverá algo que está profundamente preenchido noutro sítio qualquer. 

Então, ultimamente, mesmo quando a mente não concorda, tudo o que consigo fazer é pagar para ver. Preciso de Ver. Preciso de ficar com o que está a pedir para ser vivido e sentido. 

É uma coisa que não controlo nem desejo controlar. 

E, por isso, apenas fico. E observo. E absorvo tudo. 

Despojo-me de julgamentos, de ideias e de futuro. 

Mantenho-me absolutamente curiosa. 

No presente das coisas. No tempo das coisas. À medida e no tamanho que forem acontecendo. 


Costumava ter a fantasia de que existia uma alma gémea - alguém que me completasse e me fizesse sentir inteira. Mas, em qualquer momento isso ruiu. E eu tive que dar-me a mão. Ficar inteira comigo mesma, com muito amor e compaixão. Aprender a caminhar de mãos dadas comigo.

Nesse processo de ir ao meu próprio encontro fui também escavando. Só que escavar até ao fundo das coisas dói sempre cada vez mais. Implica, creio, perceber que a dor é uma aliada. Que não é algo que me acontece mas que é também uma parte de quem eu sou. E que portanto, devo render-me a ela com humildade. Deixar que me atravesse. Dando-lhe o devido espaço que ela precisa. Com uma fé inabalável de que do outro lado está apenas amor. 


Nota importante: Esta é a minha viagem. E eu estou a fazê-la porque fui reunindo recursos para isso. Mas sem dúvida, acho que este não é um caminho que deva ser trilhado sem suporte. É mesmo um lugar perigoso e que para muita gente talvez não deva ser de facto normalizado. Alguém tem que nos segurar na mão - Mesmo!!! E até sermos capazes de ser nós mesmos, é de extrema importância pedir ajuda. 


Be First to Post Comment !
Post a Comment

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9