Despeço-me como posso.
Talvez não tenha feito ou dito o suficiente. Talvez pudesse ter sido mais presente ou mais atenta. Ou talvez tenha apenas que me tranquilizar porque morrer é parte de estar vivo e, independentemente das circunstâncias, cada partida é um início de outra coisa qualquer.
Vejo muitas vezes manifestações públicas de afecto (como esta) e penso que quero tornar visível o quanto gostava destas pessoas. A sua integridade e a forma como marcaram o meu caminho. Só que o silêncio parece-me sempre mais digno do que as palavras.
Hoje venho aqui apenas porque o Shima - se fosse vivo - fazia anos amanhã.
Fiz muitos planos com ele no coração. Imaginei uma viagem até à África do Sul para o visitar, que nunca chegou a acontecer. Nunca lhe apresentei a Eva. E, do que ele me deu, resta-me apenas a memória do almoço de despedida que fez quando saí do Brasil.
Somam-se os momentos de dádiva, partilha e amor. Mas não sobra mais nada. É tudo pó.
(Digo isto cheia de saudades e de pena - porque nesta vida não terei nem mais um encontro com ele. E isso é, para ser franca, tudo o que realmente me entristece na morte.)
Tenho uma profunda fé de que a importância da vida de alguém é proporcional à sua capacidade de amar e de ser amado. E que é isso que define o futuro (qualquer que seja o futuro de quem morre) - tenha essa pessoa optado por não viver mais ou tendo o seu tempo terminado sem aviso prévio/ abruptamente.
Confio no amor que sinto e por isso sei que, algures no espaço sideral, está um Shima em paz. Essa é a minha oração.
Nos últimos anos tenho-me despedido de alguns amigos. E vou honrando as suas histórias tentando que a minha faça sentido.
Não sei nada. E aceito o mistério. Mas de cada vez que perco o pé lembro-me que nada dura para sempre. Que o amanhã é virtual. E que por isso, é preciso estar em verdade. Inteira em cada movimento - pelo tempo que restar.
"Parto rumo à maravilha
Rumo à dor que houver pra vir
Se eu encontrar uma ilha
Paro pra sentir
E dar sentido à viagem
Pra sentir que eu sou capaz
Se o meu peito diz coragem
Volto a partir em paz"
Be First to Post Comment !
Post a Comment