the hands show the way of the heart

# Dia 198

| On
December 11, 2010

{imagem}

Nestes últimos dois dias, ainda que durante pouca horas, tive a primeira percepção prática do que é Comunicação-Não -Violenta, com a Flávia Fassi, uma psicóloga e educadora que trabalha nesta área.

Comunicação-Não-Violenta é um processo em que mediamos conflitos, pessoais ou com os outros, através da análise das nossas necessidades.

Na sexta-feira, assisti à palestra no SESC (por isso, este dia 198 será uma espécie de 2 em 1), e no sábado, eu, a Emi, a Val e a Flávia, fizemos uma sessão de grupo no Elos, só as quatro, para falarmos mais profundamente e pessoalmente sobre o tema.

Primeiro, falámos sobre algo que nos está a incomodar neste momento. Depois detectámos qual a necessidade que nos leva a sentir assim. A seguir, recuámos no tempo até encontrarmos um lugar na nossa memória onde essa necessidade já teve oportunidade de ser resolvida.

...

Descobrir qual é a nossa necessidade é de facto a coisa mais difícil. Depois disso, fica tudo muito mais simples.

Sei que parece um pouco estranho, mas a verdade é que o nosso vocabulário de sentimentos não é assim tão vasto e nem sempre temos facilidade em expressá-los, o que torna a conecção com os outros e connosco mesmos muito mais complicada. Quando nos perguntam como nos sentimos, deambulamos apenas, no máximo, entre uns 3 ou 4 sentimentos. "Tenho raiva", "estou confuso", "estou triste ou alegre." E o que é que isso significa realmente?! Sabemos?!

Ontem quando falei com a Emi e com a Val, elas ajudaram-me a entender que, na situação em questão, as minhas necessidades eram 3 ao mesmo tempo: apreciação (demonstrar apreciação pelos outros e necessidade de receber apreciação), justiça e clareza. Percebi também que estas 3 necessidades são, de facto, extremamente importantes para mim, sempre. Repetem-se em vários momentos e contextos. E trazem-me sempre muita frustração e angústia quando não estão a ser resolvidas.
Mas, acho que uma das coisas mais importantes que aprendi, para além disso, foi que não preciso de resolver as 3 ao mesmo tempo e não preciso de me sentir fraca por demonstrar apreciação em momentos em que as situações não são claras ou justas. Preciso sim, de saber aprender a lidar com uma de cada vez.

Conheci a Val e a Comunicação-Não-Violenta no mesmo momento e ambas trouxeram uma leveza muito maior à minha vida.
Espero que o grupo de práticas continue...
2 comments on "# Dia 198"
  1. Por vezes o difícil é reconhecer as oportunidades e deixar de resistir às mudanças.

    ReplyDelete
  2. Sim, sem dúvida.
    Resistir à mudança tem a ver com uma necessidade de segurança. Fazer escolhas, tomar decisões, é uma coisa arriscada. Uma oportunidade pode sempre revelar-se uma coisa menos boa no futuro... mas a mim ajuda-me ter em mente que as coisas não são irreversíveis e que posso voltar a trás ou escolher outro caminho.

    ReplyDelete

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9