the hands show the way of the heart

# Dia 27

| On
June 22, 2010


O Guilherme (meu irmão, 9 anos) pediu-me para escrever sobre ele. E não sei se este post é sobre ele, mas é, certamente, sobre os pensamentos que me ocorrem quando penso nele e na Sofia (minha irmã, 2 anos).

Tenho muitas saudades dos meus irmãos. Acho que a razão maior para ter tido tantas dúvidas antes de decidir vir para Santos foi pensar que ia perder uma parte da vida deles que é super importante e especial. E, na verdade, acredito que todas as fases da vida são determinantes para nos tornarem naquilo que somos e que talvez não haja uma mais importante que outra. Mas acho que pensei que, para eles, poderia não ser assim tão linear e que eu estava a impor-lhes uma mudança nas suas rotinas que eles não pediram nem sentiam vontade de ter.

Sabia que não ia poder partilhar com eles tudo isto que estou a viver, presencialmente. E sei que quando voltar a Lisboa terei, provavelmente, que conquistá-los, como se estivesse a conhecê-los outra vez.

Fico sempre emocionada quando recebo notícias deles. São, por estes lados, a minha fraqueza, mais do que um amigo, mais do que os meus pais... porque, lembro-me que o tempo para os adultos é completamente diferente daquilo que é para uma criança.
Quando crescemos, tudo passa rápido. Os anos passam rápido, as pessoas passam rápido, o trabalho passa rápido, a vida começa também a passar mais rápido (às vezes, tão rápido, que nós nem a apanhamos) e sei que, para todos os adultos da minha vida, estes 9 meses vão correr, independentemente das saudades. E que, para os meus manos, vão, comparativamente, andar a passo de caracol.

Enquanto pessoa adulta, creio que tudo passa depressa, excepto aquilo que se sente... a dor, o amor, a inquietude. Os sentimentos, bons e maus, permanecem intactos, sem sair do mesmo lugar, por muito tempo. Conhecendo-me, sei que a família e os amigos vão continuar a ocupar o mesmo espaço, e a ter a mesma dimensão que ocupavam e tinham antes.
Na infância, é ao contrário, são precisamente essas, as coisas que passam mais depressa, porque a disponibilidade para ser feliz é tão grande que todas as coisas a que não acedemos são arrumadas num canto.

O meu desejo é que eles não se esqueçam que gosto muito deles, mesmo não estando à distância de um abraço, nem de um beijinho, nem de uma brincadeira.
11 comments on "# Dia 27"
  1. Tenho a certeza que eles não se esquecem! Ao contrário do que dizes, e agora neste meu estado, tenho lido muitas vezes, que as crianças podem passar um tempo sem ver a mãe, mas quando ela regressa é como se nunca a tivessem deixado! Vais ver que o mesmo se passará com os teus irmãos. Além de que podes sempre instalar o skipe e vê-los e falar com eles! Acredita que ajuda! :) beijo grande

    ReplyDelete
  2. Me has hecho llorar. Aunque estés lejoS, los 'manos' no se olvidan de ti sabes que TE ADORAN.

    ReplyDelete
  3. Eles vão ter muitas saudades, claro, mas depois quando voltares recuperas com muitos beijinhos, abraços e histórias maravilhosas que andas a aprender.
    hi hi hi

    ReplyDelete
  4. Obrigada :) Lá me emocionei outra vez...
    Beijos para todos, para os manos tb :)

    ReplyDelete
  5. O tempo e a distância não nos fazem esquecer quem amamos, logo, logo vão estar juntos e matar saudades :)
    Bonitas as tuas palavras.

    ReplyDelete
  6. Amiga querida, sabes bem que és muito amada, que todos pensamos muito em ti e que os nossos dias são melhores quando recebemos a tua energia positiva.
    Os teus manos são uns meninos com uma estrelinha de amor, a sua mana Andrukas.

    ReplyDelete
  7. Puxa Jo, até fiquei comovida! Obrigada! És uma amiga muito generosa e linda :)

    ReplyDelete
  8. Se já estava a chorar a ler a tua mensagem, ainda mais chorei dos comentários de todas as pessoas! Não escrevas muitas vezes este tipo de mensagens porque ficamos todos comovidos. E tenho a certeza absoluta que os teus irmãos não se vão esquecer da mana maravilhosa que têm. Beijos grandes

    ReplyDelete

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9