the hands show the way of the heart

Estamos todos juntos

| On
September 28, 2021

Hoje enquanto ouvia uma amiga falar sobre a necessidade de olhar para o todo fiz uma check list interna dos prĂ³s e contras de olharmos para o nosso prĂ³prio umbigo.


(Acho importante explorar esta coisa do egoĂ­smo com mais profundidade.)


NĂ£o necessariamente deixamos de servir o todo por servir apenas a parte.

Acredito que ao focar a minha atenĂ§Ă£o em mim tambĂ©m estou a colaborar com o resto.


NĂ£o creio que a crĂ­tica do outro seja olhar para o prĂ³prio umbigo - parece-me ser precisamente o contrĂ¡rio. Quando eu coloco a minha atenĂ§Ă£o fora escudo-me de reflectir sobre as razões para ter tido a necessidade de criticar.


Achamos habitualmente que as pessoas que sĂ£o egoĂ­stas sĂ£o as que sĂ³ pensam nelas prĂ³prias mas eu tenho chegado Ă  conclusĂ£o de que se todos pensĂ¡ssemos mais em nĂ³s prĂ³prios talvez abrandĂ¡ssemos a necessidade de pensar tanto sobre os outros. 


Quando eu decido nĂ£o fazer nada estou numa aĂ§Ă£o. A ausĂªncia do movimento e a pausa tambĂ©m sĂ£o escolha.

E a reaĂ§Ă£o - aquela atitude "fight or flight" que estĂ¡ tĂ£o presente nos tempos que correm - exacerbada pelo medo, pelo desconforto e pela solidĂ£o, parece-me acima de tudo uma luta interior. 

Na maior parte das vezes, quando acho que alguĂ©m estĂ¡ a ser egoĂ­sta, estou apenas triste e desapontada porque gostava que aquela pessoa tivesse as minhas necessidades em consideraĂ§Ă£o (mas se for sincera comigo mesma, serĂ¡ que isto nĂ£o Ă© tambĂ©m um pouco egoĂ­sta da minha parte? :))


Estamos todos juntos num comboio em andamento. Nalgum momento podemos ter a tentaĂ§Ă£o de pular fora e fazer o nosso caminho sozinhos - talvez a maior liberdade seja acreditar que essa possibilidade existe. Mas se estamos fora, mais cedo ou mais tarde, acabamos por perceber que ao sairmos de um lado estamos apenas a entrar noutro. Que esse fora e dentro sĂ£o uma mesma coisa.

Cada vez mais me parece ilusĂ³rio acreditar em dualidades. Achar que hĂ¡ diferenças reais entre as coisas quando o que muda Ă© simplesmente a forma. Isto tambĂ©m se aplica a nĂ³s - humanos.


NĂ£o sei se devemos estar tĂ£o agarrados a definições de bom e de mau. EgoĂ­sta versus solidĂ¡rio, empĂ¡tico, compassivo. Digo isto estando eu bastante agarrada a muitos destes conceitos, ok?! Mas se tudo Ă© amor - atĂ© o vazio. AtĂ© a ausĂªncia. EntĂ£o o que sinto que estĂ¡ vivo em mim agora Ă©: Sim! Olhar para o umbigo. Olhar para a parte. E nessa entrega, servir o todo.

Be First to Post Comment !
Post a Comment

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9