the hands show the way of the heart

Sobre ser justo

| On
September 27, 2021

Talvez em algum momento da vida todos nos confrontemos com a questão do valor próprio - quanto é que vale algo que faço. Mas no fundo talvez a pergunta seja "quanto é vale aquilo que sinto ou aquilo que sou?".


Isto poderia desembocar numa reflexão sobre egos mas o que gostava de trazer é mais sensível do que isso.


Sempre tive muita dificuldade em atribuir valores aos meus trabalhos. Trabalho por conta própria há cerca de 10 anos mas se for honesta comigo já tinha esta dificuldade antes disso. Consigo perceber que umas meias de uma determinada marca custem 40€. Aceito esse valor e não contesto. No entanto, quando toca ao meu trabalho, ouço imediatamente o meu crítico interno - o medo de não ser compreendida. A vergonha de estar a ser demasiado ambiciosa ou de ferir susceptibilidades alheias. Como se o valor que coloco em algo pudesse fazer o outro sentir-se inferior por não puder comprar... Isto parece algo rebuscado mas, se me manter curiosa, consigo perceber que tem a ver com uma necessidade simples. A necessidade de ser acessível - de equidade. De todos podermos (quem sabe, utopicamente) aceder às mesmas coisas.


Ao colocar preços mais baixos do que considero justo resolvo esta necessidade. Mas em boa verdade não resolvo muitas outras.


Talvez "equidade" tenha sido sempre uma prioridade na minha vida. (Não irei aprofundar isso agora.) 


No entanto, quero explorar o facto de que: ao dar predominância a algo não consigo ver a big picture. 


Acho curioso que nos últimos tempos tenho tido imensa dificuldade em ver ao perto. Ou seja, só consigo ver algo quando está a uma relativa distância dos meus olhos. 


Ao ganhar perspectiva percebo que posso ter acesso a uma mesma necessidade de várias formas diferentes. Que equidade é algo que posso conseguir de muitas maneiras sem que para isso seja preciso comprometer quase tudo o resto - como tenho feito até aqui.


Seja um objecto ou seja uma emoção, quantificar o real valor de algo tem que assentar na soma de todos as necessidades envolvidas.


Para terem acesso a uma lista de necessidades podem aceder aqui.

Be First to Post Comment !
Post a Comment

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9