the hands show the way of the heart

# Dia 148

| On
October 21, 2010


José Datrino, nasceu no interior de São Paulo no dia 11 de Abril de 1917 e foi morar no Rio de Janeiro quando tinha os seus 20 anos.

Em 1961, sete dias após o incêndio do Gran Circus Norte-Americano, onde morreram 500 pessoas, a maioria crianças, Datrino acordou alegando ter ouvido "vozes astrais" que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. Foi até ao local do acidente, plantou jardins e hortas sobre as cinzas e durante 4 anos viveu lá.

José Datrino, incutiu nas pessoas o real sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. E por isso, apartir daquele dia, passou a ser chamado de "José Agradecido", ou "Profeta Gentileza".

Após deixar o local que foi denominado "Paraíso Gentileza", o Profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em comboios e autocarros. Pregava e levava palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos os que cruzassem o seu caminho.

Aos que lhe chamavam de louco, ele respondia: "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".


A partir dos anos 80, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju, que vai do Cemitério do Caju até à Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5 km. Encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo a sua crítica do mundo e a sua alternativa ao mal-estar da civilização.

Incitava as pessoas a viverem a gentileza e a aplicarem gentileza em toda a Terra.

Depois da sua morte, em 1996, e com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por grafittis, sofreram vandalismo, e mais tarde foram cobertos com tinta cinzenta.

A música da Marisa Monte refere-se a esta história.

{A eliminação das inscrições foi criticada e posteriormente com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, com o objetivo de restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em Maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimonio urbano carioca foi preservado.}

{mais informações aqui}
Be First to Post Comment !
Post a Comment

EMOTICON
Klik the button below to show emoticons and the its code
Hide Emoticon
Show Emoticon
:D
 
:)
 
:h
 
:a
 
:e
 
:f
 
:p
 
:v
 
:i
 
:j
 
:k
 
:(
 
:c
 
:n
 
:z
 
:g
 
:q
 
:r
 
:s
:t
 
:o
 
:x
 
:w
 
:m
 
:y
 
:b
 
:1
 
:2
 
:3
 
:4
 
:5
:6
 
:7
 
:8
 
:9